Skip to content Skip to footer
Seminário “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas” em São Luis, MA

Em homenagem aos 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, o Projeto Memória resgata vida e obra da escritora e ativista em uma série de atividades itinerantes por 7 capitais brasileiras até agosto de 2025. Salvador foi a primeira cidade a receber a exposição e o seminário “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas”, nos dias 17 e 18 de Setembro, no Convento das Mercês.

A iniciativa da Fundação Banco do Brasil, produzida pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, contou com apresentação de um videodocumentário acerca da trajetória da homenageada na abertura do evento, seguida de dois dias de seminários, com palestras de autoras, ativistas e estudiosas do pensamento de Lélia.

SERVIÇO

Projeto Memória – Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas

Onde: Convento das Mercês.

Abertura da Exposição: 17 de julho, às 18h. Visitação de segunda a sexta, das 10h
às 22h; aos sábados e domingos das 9h às 20h. Entrada franca. Até 18 de outubro.

Seminário: 17 e 18 de Setembro, das 18:30h às 22h, no Convento das Mercês. Entrada franca mediante retirada prévia de ingressos pela plataforma CCBB (sujeito a lotação).

Classificação: livre

17 de Setembro, 2024 • Dia 1

18h • Abertura da Exposição
Galeria Dila

18h30 • Auditório: Padre Antônio Vieira
Exibição de vídeo institucional (3min)
e de vídeo documentário sobre a
trajetória de Lélia Gonzalez (32min)

19h05 • Seminário

19h20 • Painel I
A influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista

Josanira da Luz / Mediadora
Formação acadêmica Administração com pós em política pública. Sociedade Civil: Conselheira do Centro de Cultura Negra do Maranhão e do Grupo de mulheres negras mãe Andresa, integrante da Rede de Mulheres Negras da Amazônica/Rede Fulana. Controle Social: Membro do Conselho Estadual de Segurança e Nutricional/ CONSEA-MA coordenadora do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional/FMSAN-MA.

Lourdinha Siqueira / Convidada
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Comunidades Latino-Americanas pelas Nações Unidas. Possui doutorado em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França. Foi professora na Universidade Federal da Bahia, Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade da SEPIR e diretora de Estudo e Pesquisa da Fundação Palmares. Tem vasta experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Além disso, atuou como membro da comissão executiva nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). Atualmente, é diretora da Associação Cultural Ilê Aiyê.

Jurema Batista / Convidada
Professora, formada em Português – Literatura, com especialização em Políticas Públicas pela UFRJ. Foi eleita por 3 vezes vereadora, além de ter sido a primeira deputada estadual negra do Rio de Janeiro. Defensora dos Direitos Humanos, sempre lutou em defesa das populações desfavorecidas, trabalho este que atravessou fronteiras, sendo reconhecida pela ONU, com indicação ao Prêmio Nobel da Paz de 2005.

Jane Ribeito / Convidada
Funcionária do Banco do Brasil desde 2000, atualmente sou Gerente de Relacionamento na agência Estilo Parque Atlântico MA, após 13 anos na Gestão de Pessoas e 4 anos na Logística. Bacharel em Administração, Pós Graduada em Gestão de Pessoas e em Gestão de Negócios DRS. Educadora Corporativa do BB, Mediadora, Diretora do Sindicato dos Bancários do Maranhão, integrante do BB Black Power e mãe do Danilo e da Gyovanna.

21h30 • Apresentação cultural e coquetel

22h • Encerramento

18 de Setembro, 2024 • Dia 2

18h • Visitação à Exposição
Galeria Dila

18h30 • Auditório: Padre Antônio Vieira
Exibição de vídeo institucional (3min)
e de vídeo documentário sobre a
trajetória de Lélia Gonzalez (32min)

19h05 • Seminário

19h20 • Painel II
O Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua contribuição para a Educação

Anicia Ewerton / Mediadora
Psicanalista, mestranda da Universidade Federal Fluminense e participante do Grupo de Estudo Femininos Negro “Marielle Franco”.

Carolina Rocha / Convidada
Conhecida também como Dandara Suburbana (nome artístico/redes sociais). Uma mulher preta, de Xangô, escritora, ativista e historiadora. Pós-doutoranda em educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em sociologia pelo IESP/UERJ. Mestre e graduada em história pela UFF. Proprietária da empresa Ataré Palavra Terapia, que oferta diversos cursos, oficinas e treinamentos focados em escrita criativa e literatura negra. Realiza ainda palestras por todo Brasil dialogando sobre autorias negras, memória, ancestralidade, escrita e espiritualidade de matriz africana.

Valdenia Menegon / Convidada
Doutora em História, Gestora Escolar na Unidade Regional de Educação de Caxias da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e integrante do grupo Mulheres Negras Decidem.

Jaqueline Perroud / Convidada
Funcionária do Banco do Brasil há 13 anos, participante do grupo BBBLACK Power, pós em gestão de políticas públicas em Gênero e Raça.

21h30 • Apresentação cultural e coquetel

22h • Encerramento

Fotos

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.